domingo, 17 de fevereiro de 2013


Professora Ranielle







Recifenses 




podem observar 





halo solar, 





neste domingo




Fenômeno se assemelha a um arco-íris, só que em torno do sol.
Acúmulo de cristais de gelo em nuvens provoca a reflexão da luz.

Do G1 PE
39 comentários
Halo solar formado no céu do Recife (Foto: Beto Marques / TV Globo)Halo solar se formou no céu do Recife, neste domingo (Foto: Beto Marques / TV Globo)
Os moradores do Recife podem observar, na manhã deste domingo (17), um fenômeno meteorológico: um halo solar se formou, devido a uma grande concentração de nuvens altas, do tipo cirrus, que está sobre a cidade.
O halo é uma espécie de arco-íris em torno do sol. As nuvens que o causam, que não provocam chuva, são formadas por pequenos cristais de gelo. Eles, por sua vez, funcionam como prismas e a reflexão da luz dá origem ao halo.
De acordo o serviço meteorológico Climatempo, o halo solar pode se formar em qualquer lugar, em qualquer época do ano, sendo necessária apenas a presença desse tipo de nuvens cirrus. No caso do Recife, "a circulação dos ventos no níveis mais elevados da atmosfera está facilitando o surgimento das nuvens cirrus sobre o Nordeste e de outras nuvens carregadas, que provocam chuva", diz a nota do Climatempo.

Professora Ranielle......
Mesmo longe, mais sempre presente no que precisarem...........





16/02/2013 10h34 - Atualizado em 16/02/2013 12h42

Vaticano diz que Conclave pode 



começar antes de 15 de março

Porta-voz afirmou que início depende de quórum de cardeais suficiente.
Bento XVI deixa o comando da Igreja Católica em 28 de fevereiro.

Da Reuters
265 comentários
Vaticano disse neste sábado (16) que o conclave que escolherá o sucessor do papa Bento XVI poderá começar antes de 15 de março se houver quórum de cardeais suficiente em Roma.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que as regras da Igreja definem que a data dos conclaves pode ser "interpretada" diferentemente desta vez, já que se trata de uma circunstância extraordinária, após a histórica renúncia de Bento XVI.
O Papa Bento XVI é acompanhado durante a Missa de Quarta de Cinzas, no Vaticano (Foto: Reuters)O Papa Bento XVI é acompanhado durante a Missa de Quarta de Cinzas, no Vaticano (Foto: Reuters)
Ele afirmou anteriormente que o conclave começaria entre 15 e 20 de março, de acordo com as regras existentes. Mas neste sábado (16), disse que os acontecimentos podem ocorrer mais rapidamente, já que a Igreja está lidando com uma renúncia anunciada previamente, e não com uma súbita morte do pontífice.
O tema está sendo debatido pelos próprios cardeais e "é possível que nossas autoridades submetam à votação este tema no mesmo dia em que começar a 'sede vacante'", disse.
Os cardeais estão "profundamente afetados" após a decisão de renunciar de Bento XVI e tentam "focar o alcance e o significado deste gesto", acrescentou o porta-voz do Vaticano.
No total, 117 cardeais terão direito a voto (por terem menos de 80 anos) no conclave que elegerá, dentro da Capela Sistina, o novo Papa com uma maioria de dois terços.
O conclave que escolherá o sucessor de Bento XVI terá a participação de cinco cardeais brasileiros com direito a voto e que podem ser eleitos pontífices.
O arcebispo emérito de São Paulo, dom Claudio Hummes, terá 78 anos quando começar o processo de escolha do novo papa, marcado para a segunda metade de março. Ele será acompanhado do atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, que completa (completou) 76 anos em 15 de fevereiro e também é arcebispo de Aparecida.
Os outros três brasileiros no conclave são o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano, dom João Braz de Aviz, 65; o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, 63; e o arcebispo de Salvador e ex-presidente da CNBB, dom Geraldo Majella Agnelo, que completará 80 anos em outubro.
Professora Ranielle
Ai galerinha, não estou dando aula ai este ano .....mais quero que fiquem atentos as atualidadess....

Rússia desiste de meteoro que deixou mais de 1.000 feridos

DA FRANCE PRESSE, EM MOSCOU
As autoridades russas desistiram neste domingo de procurar o meteoro que caiu na região central dos Urais deixando mais de 1.000 feridos e milhares de edifícios danificados.
Com uma temperatura de 17 graus negativos, uma equipe de mergulhadores passou um dia inteiro inspecionando o lago no qual, segundo o ministério do Interior, caíram os fragmentos do meteorito.
O ministério de Situações de Emergência, no entanto, decidiu finalmente se concentrar nas tarefas de reconstrução, indicou um porta-voz.
"Os mergulhadores estiveram trabalhando ali, mas não encontramos nada", disse o porta-voz Vyacheslav Ladonkin."Foi decidido parar com as buscas. Hoje elas não continuarão", acrescentou.
O meteoro caiu na região da cidade de Tcheliabinsk na manhã de sexta-feira, provocando um clarão no céu que surpreendeu os habitantes, que rapidamente tomaram as janelas para contemplar o fenômeno.
Instantes depois, o impacto quebrou os vidros, ferindo cerca de 1.200 pessoas.
Quarenta pessoas seguiam hospitalizadas neste domingo, a maioria com cortes, ossos quebrados e contusões, disse à rede de televisão Rossiya Channel uma fonte médica de um hospital de Tcheliabinsk.
Também neste domingo foi aberto um centro especial para fornecer ajuda psicológica, segundo a administração local.
Os operários seguiam substituindo as janelas quebradas pelo meteorito, que danificou cerca de 5.000 edifícios.
Editoria de Arte/Folhapress